quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FLAMENGO É FLAMENGO E VICE-VERSA

A magnífica vitória foi construída com vibração e intensidade. E também qualidade técnica: os dois gols o provam. O campo foi dimensionado em palmos e cada palmo foi intensamente disputado. Cada um, tanto os que jogaram bem quanto os que não jogaram tão bem, se elevou ao nível da torcida e redimensionou o jogo. O que era drámatico se fez épico. O Flamengo em sua melhor acepção. A meia-bicicleta do Love, o voleio do Liedson, o chutaço do Cléber Santana, a arrancada do Wellinton Silva, imagens que saem de uma quartafeira fria, chuvosa para ganhar a unidimensionalidade da história.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

NOVE PONTOS EM CASA

O jogo não foi muito bom, a vitória foi muito boa. A expectativa agora é faturar 9 pontos nos 3 jogos em casa. Não importa contra quem, importa é que somos o Flamengo e vamos encher o Esquisitão de Engenho de Dentro. No Serra Dourada, Felipe foi o cara. Cléber Santana começou buscando uma função, tateando a melhor posição e de repente era o dono do time, o dono do meio-campo. Ainda bem, já que Cáceres, Luiz Antônio e Ibson estiveram muito mal. O lateral direito foi bem, o esquerdo péssimo. Vagner Love anda lutando mais que jogando, mas à sua incansável luta devemos o gol da vitória.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O VELHO E O NOVO

Talento é raro, mas existe. O nosso chama Adryan. Dorival anteviu algo em Adryan e procurou adequar Adryan à função antevista. Daí botou Adryan no time, tirou Adryan do time. Botou Adryan no banco, tirou Adryan até do banco. Retornou com Adryan no banco, agora deve tornar com Adryan no time. Dorival anda meio perdido. Difícil não estar perdido no Flamengo de Dona Patrícia, essa avesso de Midas. É preciso antes e sobretudo cuidado com o talento, porque é raro. O Flamengo tem um meio-campo de grande qualidade, se não para já, embora seja para já que o Flamengo precise, mas para adiante, para os próximos longos anos, Muralha, Luiz Antônio, Matheus e Adryan.

Leo Moura vem jogando muito mal. Ontem, na nova posição, tirou de Ibson o lugar de o pior jogador do time. Leo Moura ontem matou-nos a saudade dos piores momentos do Renato Abreu. O Flamengo, para Leo Moura, representa o Estado perdulário. Leo Moura ganhou do Flamengo a estabilidade que acomoda. A produtividade do Leo Moura é nenhuma. Dorival tem razão: Leo Moura não pode mais jogar na lateral. Dorival errou feio: Leo Moura não pode jogar na criação. Se há algum lugar onde Leo Moura ainda pode jogar é a ala. Para tal é preciso 3 zagueiros, ou 2 volantes.

sábado, 15 de setembro de 2012

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Dorival este deve andar na cabeça com um verso de canção do Dorival aquele, "o que faço agora?" O samba, é bom lembrar, tem o pouco recomendável título de "Não Tem Solução". É um samba que Dona Patrícia não canta. Sabe que se elege até com o Flamengo na 3ª divisão. Na Gávea o feudalismo não acaba nunca. O Flamengo é o feudo de Dona Patrícia. Com o meu dinheiro, com o teu dinheiro, com o dinheiro da minha e da tua mãe, Dona Patrícia leva parte desse feudo para sua aventura político-carreirista. Ontem, inabalável como convém à dona da guilda, Dona Patrícia se exibiu diante da parede de tijolinhos. Domingo se exibia na tv um de seus capatazes-contumazes, exalando corrupção em cada arroba. Em vez de tango argentino, resta assobiar um sambinha do Dorival. Mesmo que seja aquele. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AH SE EU ESCUTASSE ETC, ETC LARAIALAIÁ

O mais grave de estar na 13ª entre 20 posições é que houve apenas 4 rodadas. 2 jogos em casa, 2 fora, 12 pontos disputados e 1 ganho. Queda livre. Parece um exercício de cinemática. Qual é a fórmula mesmo? Dorival começa a ter mais dúvidas que eu nas provas de física. As entrevistas do Dorival começam a ser tão ruins quanto as atuações do time. Aliás, Dorival só cantando.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

V E CH A M E

Tudo errado. Vexame com ch, o clube sob a direção de Dona Patrícia, o time despencando na tabela. No returno foram 3 jogos, 2 em casa, 1 ponto ganho. É receita de queda. Dona Patrícia instrumentalizou o clube a fim de favorecer tão-só a sua carreira política. Com outro esquema o time joga tão pouco como com o esquema anterior. Vexame, vechame. O qual Dorival já encontrou a forma de driblar: sendo expulso antes do fim da partida. Entretanto, todavia, contudo é exatamente neste ponto do vexame, vechame que, olhando para trás, podíamos ver, antever aonde ia esta barca conduzida por Dona Patrícia.  

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

VEXAME SE ESCREVE COM CH

Nenhum esquema funciona quando as peças não funcionam. Os laterais, por exemplo. Peças imprescindíveis e não existem. LeoMoura é um caso de INSS, Ramon é um caso de polícia. Parece que o Welinton tem jogado bem, ou talvez seja só a exuberância de sua saúde. Welinton cobre um lado, cobre o outro, se lança ao ataque. A saúde o leva a fazer o que ninguém faz. O Luiz Antônio rende bem na meia-direita. Com a ausência do Abreu, só joga na meia-esquerda, onde rende mal. Negueba torna em inércia o conceito de velocidade. Para Negueba não é possível correr e pensar ao mesmo tempo. Ainda que não saia do lugar, Negueba corre o tempo todo. Thomas é de produtividade negativa. Por ser atacante, um dia quem sabe ainda faça um gol. Como é o slogan? Brasileiro não desiste nunca. E tem o Ibson. Ah, o Ibson! Ibson é um jogador esperto. Ontem, no 2º tempo, o time tentando alguma reação (ao contrário do que disse o Dorival, o time armou sim uma reação: o chute na trave do Love, o chute cheio de malícia do Matheus), o Ibson entorna o balde. Espertamente, porque Ibson é um jogador esperto. Falta no meio-campo a favor do Flamengo. O time se arma para a saída de bola. Ibson é esperto, vai bater a falta, mas um colorado lá ficou na frente. Ibson, um jogador esperto, deve ter pensado: bato em cima dele e provoco um cartãozinho pro cara. Espertamente Ibson bateu a falta... nos pés de outro colorado. Não deu tempo de rearmar a defesa, havia mais colorados do que rubronegros e o gol foi inevitável, a derrota foi inevitável. Sou definitivamente contra a pena de morte. A menos que o réu seja o Ibson.