terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TÚNEL DO TEMPO É O CACETE!

Hoje o Rio amanheceu em dezembro de 1987. Jornais traziam posters do grande time campeão brasileiro. É preciso dizer à escrotidão que faz ponto da Rua da Alfândega que taça ganha no campo tem dono. Quem é o rotundo ancião que preside aquele antro para dizer se o campeão é ou não o Flamengo? 1987 viu se formar uma das maiores equipes que já disputaram um campeonato brasileiro. 4 titulares de Copas do Mundo + 4 jogadores que formaram a base do tetracampeonato mundial + um goleiraço + o inacreditável Aílton com sua meia dúzia de pulmões + o maior volante de todos os tempos, o grande Andrade, autor do mais belo gol que um jogador da seleção brasileira já fez (procurem a vitória contra a Áustria em 1988). A Gávea enchia em dias de treino. Era um luxo ver esta seleção trajando o manto sagrado. A história está mais do que contada. Contar de novo é tédio puro, sem gelo. Receber um papelzinho timbrado reconhecendo o que por a + b todo mundo já está careca de saber é moeda de troca para Dona Patrícia acabar de rachar o rachadíssimo clube dos 13. O rotundo ancião perdeu a eleição, mas guarda na manga seus asquerosos trunfos. Enfie sua decisão na cloaca! E que a taça das bolas fique com os bambis. Eles hão de saber o que fazer com elas.

3 comentários:

Sacaneator disse...

PRIMEIRO LANTERNA DO FUTEBOL PROFISSIONAL DO RIO
Em 1933, seis clubes resolveram, finalmente, aderir ao profissionalismo: Fluminense, Vasco, América, Bangu, Bonsucesso e o Flamengo, que se juntou a eles na última hora. Os outros continuaram na entidade amadora. O campeonato dos profissionais foi então um marco na história do futebol, não só carioca como brasileiro. Sendo o profissionalismo um avanço irreversível, o campeão desta primeira competição guardaria para sempre o feito de ser o “primeiro campeão do futebol profissional do Rio de Janeiro”. O campeonato foi por pontos corridos, todos jogando contra todos em dois turnos, e o campeão seria o que somasse o maior número de pontos no total das duas fases. Ao final das 10 rodadas, o Bangu sagrou-se o grande campeão, com uma excelente campanha, digna do título. E no extremo oposto da tabela, quem estava? O Flamengo! Com uma campanha vergonhosa, digna das tradições que o timinho já cunhava naquela época, conseguiu perder 7 das 10 partidas que disputou e fechou sua participação segurando a lanterna. E um fato irônico dessa lanterna histórica foi que a última partida do campeonato ocorreu no dia do aniversário do Urubu, 15 de novembro. O Bangu, já campeão antecipado, goleou o América, que estava na vice-lanterna. Mas nem com essa ajudinha o Flamengo conseguiu se livrar da humilhação, pois já tinha encerrado sua participação, 10 dias antes, num empate com o Bonsucesso, que tinha lhe rendido a lanterna antecipada. E foi assim que o Flamengo conseguiu a incrível façanha de ser o “primeiro lanterna do futebol profissional do Rio de Janeiro”.

Euvo Ilello disse...

Esse Sacaneator sabe tudo de Flamengo, mas não deve ser Flamengo. Deve estar doido para virar casaca... Calma, Sacaneator. Espera abrir inscrições. Por enquanto estão fechadas. Tenha paciência. Entre na fila. EMas lembre-se: Ser Flamengo requer esforço. Você terá culhões para ser Flamengo? Não é para qualquer um, não.

LeoKoppe disse...

Esse Sacaneator sabe bem a história do Flamengo. Aê, ô Sacaneator, quer escrever aqui no blog???