quinta-feira, 13 de maio de 2010

CHEGA! BASTA! FORA!

Bruno. Às vezes me faz lembrar o Manga. Manga foi a prova de que alguém com nada na cabeça pode ser um goleiro de antologia. Manga era o tipo que, precisando ganhar tempo, se antecipava ao gandula e corria a pegar a bola atrás do gol a fim de repô-la em jogo mais rapidamente para mais rapidamente o tempo passar. Bruno tem nada na cabeça e potencial para ser um grande goleiro. O problema do Bruno é ser o oposto do Raul. Raul era um goleiro inteligente, de ótima colocação, que pegava todas as bolas fáceis e algumas difíceis. Um dos melhores goleiros da história do Flamengo. Bruno vai bem com bolas difíceis. Mas que não venham as fáceis! A quantidade e a "qualidade" de frangos do Bruno é, esta sim, de antologia. Os frangos do Raul tinham um endereço certo: o jogo menor, a partida desimportante. Os do Bruno, as partidas decisivas. Bruno é o capitão do time, alguém que presenciou Fábio Luciano exercendo a função. O fato de tê-la aceita denota a mesma insanidade de quem a propôs. Em time sem liderança, qualquer um vira arremedo de líder. Bom goleiro é sobretudo regularidade e calma. Bruno é bom goleiro?


Michael. Ganhou status de titular numa pelada acho que em Guilherme da Silveira, time reserva contra um amontoado bancado por alguma prefeitura. Ninguém jogou bem, o Michael fez duas ou três gracinhas. O suficiente para ganhar a vez. Algo que acontecera exatamente com o Ramon, que foi o Michael da vez anterior. Na decisão contra o Corínthians no Maraca mostrou ao que viera. A máscara só o deixa olhar para si. O jogo sou eu, deve dizer-se a cada minuto como um reizinho. Michael é aquele cara que, numa pelada, bota três vezes a bola entre as pernas do adversário, dá dois chapéus, toca meia dúzia de vezes de trivela e nunca faz seu time ganhar. Um jogador com qualidades circenses e nenhuma noção objetiva do jogo. Alguém que ficaria furioso não ser escolhido de primeira num par ou ímpar. Nunca escolhi gente assim porque sempre quis vencer. Escolher o Michael é deixar claro o jogo que se quer, aquele jogo de que falou o Parreira onde gol é detalhe.


Dênis Marques. Quando o Rogério chamou o cara para entrar no jogo, a torcida repetiu o que fazia quando o chamado pro jogo era o Maurinho: não! não! Ninguém entende futebol melhor que torcida. Agora ninguém entende futebol, agora lê-se o jogo. Ninguém "lê" o jogo melhor do que torcida. Não se desassocia em jogo coletivo emoção da razão. Quem tenta, blefa. E blefe não cabe em jogo coletivo. Dênis Marques é carga pesada. Pesada herança dos dias de Kléber Leite. Qualquer sub20 custa infinitamente menos e produz infinitamente mais. O fato de não gerar comissão deve inviabilizar efetivar um sub20. Olhar o Dênis Marques com o manto sagrado é não ver a importância do que o jogo representa. É banalizar algo cujo destino é transcender. Quando o Dênis Marques foi chamado pelo Rogério a entrar no jogo, tive a certeza de que quem deve ser chamado a sair é o Rogério. Algum idiota da objetividade há de se erguer e perguntar: "mas e se desse certo?" A torcida, como nas plaquinhas idiotas da Globo, se erguerá a dizer: "eu já sabia!" Torcida sempre sabe. Exatamente por nunca desassociar emoção da razão.

3 comentários:

Julio disse...

Vou te confidenciar Urubu, essa derrota exauriu minhas forças

Entrego nas mãos sagradas de Deus e São Judas, só eles podem salvar esse time

No mais, tua visão foi perfeita. Só faltou dizer que o time do U é muito bom e joga com raça e vontade, coisa que nos vem faltando

SRN abraço

Anônimo disse...

Me irrita o discurso: "O Flamengo tem raça e vai superar essa!"

Poww.. não precisa ser sempre assim! Ter raça não precisa ser sinônimo de jogo sofrido!Cansa!

Ontem foi vergonhoso! Feio! Digno de time pequeno! Campeão Brasileiro? Só se for no PSP né?

Não vi nada! A não ser o time chileno passeando, sem esforço, na terra do samba!

Ainda acredito, mas isso não basta ..eles precisam se convencer de que libertadores é competição pra GRANDES!E claro, acreditar também!

Flávio Moreno disse...

texto excelente. Não acrescento nem uma vírgula.
Grande abraço.
Verdadeiras Saudações Rubro-Negras.
..............................
almarubronegra.blogspot.com