quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

HEXA EM PARTES - 1983

O Brasileiro de 83 começou e terminou com passeio sobre o Santos. 2x0 na abertura, 3x0 na final, ambas no Maraca - o grande palco de Zico. Apesar da vitória sobre o time da Vila com autoridade de campeão, o início do Flamengo no certame foi irregular: 5 vitórias, 2 empates, 2 derrotas. Números que para aquele time eram decepcionantes. O que motivou a queda de Carpeggiani como técnico em plena vitória de 3x0 contra o Americano no Maraca. Mesmo a vitória categórica contra o time de Campos foi insuficiente para a manutenção do grande meia como técnico. Carlinhos assumiu como interino e Dunshee de Abranches viajou para arranjar novo técnico. Volta de Nova York com uma surpresa: o capitão da Copa de 70 iniciaria sua trajetória como técnico. Na estréia de Carlos Alberto Torres, uma contundente goleada contra o Corínthians, Zico e Cia fizeram o goleiro Leão ir 5 vezes buscar a bola dentro das próprias redes. O capitão mudou a estrutura do time: botou 3 jogadores de marcação (Vitor, Élder, Júlio César Ruivo), dando absoluta liberdade de movimentação a Zico e Adílio. As qurtas de final foram mata-mata contra o grande rival Vasco e como sempre fomos os vitoriosos, 2x1 e 1x1, em 2 jogos com mais de 100 mil torcedores no Maraca. As semifinais foram contra o Atlético Paranaense: no Maraca uma vitória tranquila, 3x0. Em Curitiba o jogo mais dramático do Campeonato. Os paranaenses fazem 2x0 ainda no 1º tempo; o Flamengo parecendo um arremedo de time. O 2º tempo foi outro jogo, mas o placar acabou o mesmo. As finais contra o Santos mostraram um jogo duríssimo no Morumbi, o Santos abrindo 2x0 de vantagem e o Flamengo comemorando o seu gol como uma verdadeira conquista. O time sabia que a diferença de 1 gol tirava tranquilamente no Rio. E foi o que aconteceu. Uma partida admirável, atuações extraordinárias de Junior, Adílio, Leandro e Zico. Um banho de bola tão grande que desestabilizou os nervos dos paulistas, que partiram para a briga no fim. Cada um tem a sua forma de chorar. O time base foi Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Junior, Vitor, Élder, Júlio César Ruivo, Adílio, Balthazar e Zico.

5 comentários:

marcantonio disse...

vlw... mta boa a serie.

SRN

Luís Eduardo disse...

Um timaço que mostrou seu poder na hora de decidir, aliás como sempre fazia... Inesquecível, eterno.

"Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo"
SRN, Luís Eduardo
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com
Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN

urubu malandro disse...

Esqueceu de dizer q o Vitor jogou muito, muito mesmo. E lembrar q foi convocado para a Seleção Brasileira pelo Telê, mesmo sendo reserva do Andrade. Aliás, os 2 foram para a seleção, reserva e titutar.

Jefferson freire disse...

Assistir ao vídeo desse jogo é simplesmente emocionante. Aquele time jogava por música.

SRN

Ivo disse...

Depois do campeonato o Zico foi vendido para a Itália. Eu estava assistindo ao filme Hatari! na Tv Globo, quando uma súbita interrupção anuncia a tragédia. Lembro que no dia seguinte, ou no outro, o poeta Carlos Drummond de Andrade escrevia no JB: "um time não devia vender a alma".