quarta-feira, 29 de abril de 2009

JUAN É O CARA


Juan tem sido o jogador decisivo. A chapa esquenta, Juan vai lá e resolve. Juan é jogador de vibrar com o jogo. Sua marra é fruto da garra, não é a marra fanfarrona dos pseudos craques. A entrega de Juan faz dele menos esperto, porque o esperto dissimula. É da natureza da esperteza dissimular. Maradona espertamente ganhou uma copa na mão. Nilton Santos fez o Brasil não sair de uma copa se adiantando um passo e espertamente ludibriar o árbitro para não marcar a falta dentro da área. Juan errou ao não ser esperto. Seu gesto podia, se o árbitro fosse mais frouxo, acabar em expulsão. Se Juan fosse esperto não ameaçava, na próxima dava. Como fez o Ronaldinho no jogo contra o São Paulo - se quebrasse a perna do André Dias, azar, é do jogo, não foi o que o Gérson fez contra um peruano? Ronaldo é esperto, Gérson foi esperto. Juan não é esperto. Ameaça é a defesa possível de quem não quer ser botinudo. A cotovelada do Pelé num uruguaio na Copa de 70 foi saudada como mais uma esperteza do rei. Juan precisa lembrar que o Brasil é um país de espertos. Seu gesto só pode ser entendido por quem joga bola e, certo ou errado, o árbitro está lá para decidir o fato. Zé Lins do Rego, grande rubronegro e grande escritor, absolutamente nesta ordem, já nos havia ensinado: o problema do jornalismo esportivo é que nenhum dos escribas sabe bater um escanteio. O problema do Juan, que não é escriba de futebol e sabe bater muito bem escanteio, é não saber bater. Na próxima deve fazer igual ao jogador do Bangu que tirou o Zico dos gramados e ninguém apareceu para a crucificação. A todos bastou a lamentação: Que azar, mas é do jogo.

9 comentários:

André Monnerat disse...

É bom dizer que o Juan bateu sim no cara - e depois ameaçou.

Discordo mesmo de quase tudo no texto. Até quando diz que o Juan bate bem escanteio. :)

Jefferson freire disse...

O juan pode ser suspenso. Agora pergunto: e o Juninho e Alessandro? Foram punidos, mas estão jogando. Justiça para todos.

Hoje postei no Maldita Futebol Clube.

Fred disse...

Ontem mais uma vez o Juan foi o único q jogou alguma coisa...

Anônimo disse...

pode cre

William disse...

Po sacanagem dizer q o Juan bateu no Maicosuel... daqui a pouco vão ter q jogar pedindo licença, por favor... Foi falta e pronto, vida q segue.

Edu disse...

Querem punir o Juan como se ele fosse o chefão da bandidagem do morro do Turano. Deixem de pederastia. Se alguém errou foi o juiz q tinha de expulsar o Juan e não expulsou. Punam sua excelência o árbitro e não encham o saco. O violento esporte bretão anda excitando demais essa neo-boiolagem. Tem mais é q ir jogar peteca!

Pâm Cristina LF* disse...

Ele joga muito bem!!

axel disse...

A vitória e por consequencia o tri campeonato passa pelos pés do Juan.

Anônimo disse...

O Juan é o cara sim, e pronto!
Amo Ele♥