domingo, 29 de junho de 2008

ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ

Obina é melhor do que E’to. A torcida do Flamengo sabe. A voz do povo não é a voz de Deus, mas a voz da experiência é divina. A torcida do Flamengo experimentou acompanhar Obina. Obina veio do Vitória da Bahia como artilheiro, e um artilheiro de belos e diversificados tipos de gol: canhota, direita, cabeça, voleio, bate-pronto, arrancada, imagina um gol e Obina fez. No Flamengo custou a acertar. Era banco. Entrava, jogava mal, era vaiado, engordou. Até um dia que o Flamengo precisou de um jogador decisivo. Obina entrou faltando pouco para acabar a partida e, numa jogada individual, estufou as redes do adversário, 1x0, Flamengo classificado. Foi no Paraná, Campeonato Brasileiro. De lá pra cá, Obina se firmou e fez muitos e muito bons jogos. A torcida experimentou e sabe. Os jornalistas não experimentam, as verdades feitas bastam. No caso de Obina, a torcida forçou todos a observar Obina, o poder de decisão de Obina e Obina fez-se primeiramente ídolo da torcida e a seguir jogador respeitado pelos jornalistas, seres em geral (arquibancada também) pretensiosos, quase sempre com um carimbo na mão. A última dessa gente foi afirmar que Obina era jogador só de 2º tempo. Pfui!

sábado, 28 de junho de 2008

UM ADEUS A QUEM NOS DEU MUITAS ALEGRIAS

ADEUS! ADEUS! ADEUS! TRÊS VEZES ADEUS!!!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

AINDA SOBRE O GRANDE CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987

As finais foram contra o Inter de Porto Alegre, mas o jogo de almanaque, o que passou à história como o grande jogo daquele histórico campeonato em que os clubes se livraram do cabresto político-mercantil da CBF foi o segundo das semefinais contra o Atlético, em pleno Mineirão. Abaixo um videozinho maneiro, em q os 4 primeiros minutos mostram o antológico jogo; os outros 5 minutos são sobre as duas partidas finais e a comemoração rubronegra de tetracampeão brasileiro. Divirtam-se todos; novamente comemorem só os flamengos.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987*





* Campeão da 1ª divisão; há outros, de outras divisões...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

LigaDosUrubus

Torcer, só pelo Flamengo. Mas participar é preciso. E sempre contra argentino. Contra o Boca, foi bom ver os florzinhas de laranjeiras esvoaçando que nem libélulas. Hoje somos equatorianos desde pequenininhos. Arriba! Arriba!

terça-feira, 24 de junho de 2008

CARA É CORAÇÃO

O meio de campo do Flamengo, conforme o outro perguntava, que fazer? Difícil não é. Time vitorioso no Flamengo é Flamengo. O óbvio muita vez é o mais difícil de enxergar. O que é o Flamengo? O Ibson sabe; o Renato Augusto sabe; o Jônatas está há tanto tempo lá que certamente também sabe.

A partir deles é que o meio de campo deve ser pensado. Em geral, e arquibancada também, legião estrangeira no Flamengo complica. O vermelho e o preto são mais do que combinação de cor: são a casa.

O outro nome pode ser, deve ser o Toró - que aprende rápido, com nervos e músculos, o que Flamengo é.
Hoje o time é, quando ataca, só laterais. É pouco, ainda que paradoxalmente venha sendo suficiente. Marca-se a subida dos laterais e o time é gessado. A dinâmica do jogo tem, tê-é-eme, tem de fluir da meiuca, de que os laterais fazem parte. Um time precisa ser repetido, ser decorado, fulano, sicrano, beltrano na ponta da língua, eventualmente a suderj informa sai fulano, entra Kléberson, mas eventualmente.


segunda-feira, 23 de junho de 2008

3 x 1, FORA DE CASA

O pessoal da estatística e do percentual garante que o time campeão tem de ganhar 1/3 dos jogos fora de casa. Nada dizem sobre empatar todas. Por via das dúvidas, nos jogos fora, o time empatou um e venceu outro.

Leo Moura e Juan quando chamaram a si a armação das jogadas fizeram o jogo. Com a entrada do Renato Augusto o meio ganhou objetividade e tudo melhorou, até o Ibson.

Souza se esforçou muito, sua entrega ao jogo foi extraordinária. O problema com o Souza é a bola.

domingo, 22 de junho de 2008

TÉCNICO É O QUE CONVOCA


Ronaldinho Gaúcho
O jogador mais completo do mundo, com enorme talento e grandes feitos conquistados em sua vitoriosa carreira de jogador de futebol. Vive hoje uma baixa como atleta. Como pessoa certamente vai superar o que vive e poderá voltar a se divertir e a nos divertir nos gramados e a produzir o futebol que encantou o mundo.
Como disse hoje em entrevista ao repórter Regis Roesing, nesta manhã no Esporte Espetacular, passando uma visão que eu também tenho sobre o futebol e ele mais maduro e grande sabedor do meio, afirmou : "quanto menos toques na bola der, melhor; um toque, meio toque, já é o suficiente". Ronaldo também diz, ou melhor ficou evidente, que lhe falta um parceiro com as mesmas características, que somente jogadores muito inteligentes possuem. Mercado aberto e muitas especulações apontam a sua ida para o Chelsea, vale lembrar que Ronaldinho tem contrato com o Barcelona até 2010 .
Após Pelé, Ronaldinho Gaúcho é o jogador com mais talento que já existiu em todo o mundo. Uma jóia como esta não podemos deixar de lado, necessita de toda a nossa atenção e o nosso carinho, pois tenho certeza que vai voltar jogando um futebol que deixará todos impressionados, sem acreditar no que vêem e isso o mais rapidamente possível. E a sua estrela voltará a brilhar alto, de onde ela nunca deveria ter deixado de brilhar.
LeandrOFalcaO

sexta-feira, 20 de junho de 2008

e s p e r a n d o

Caio Jr. ainda não sabe qual o onze a mandar a campo. O fantasma de Joel ainda ronda a Gávea e tem nome de dupla caipira: Jaílton e Cristian. A derrota contra o São Paulo faz o time voltar aos 3 zagueiros e ao cabeça-de área. Ibson ainda é a referência no meio-campo, Souza ainda é a referência no ataque - Ibson conduz a bola mais do que a velocidade do jogo pede, Souza é o autêntico pivô-parede. Os erros antigos tomam corpo, qualidades novas não são acrescidas. Estamos todos no aguardo. Domingo e Ipatinga se avizinham.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

VOZ DO POVO É VOZ DE DEUS

Adeus! Adeus! Adeus! Adeus!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

ThE BiG TrEE


O novo Celtic,
um velho Campeão.
Após 21 anos sem títulos, o Boston,
comandado pelo grande
Garnett, ganha com facilidade
o jogo final da NBA.
O melhor time da América
veste verde e joga demais.

Parabéns, Celtic!

segunda-feira, 16 de junho de 2008


LAKERS VS CELTIC

Quinto jogo das finais da NBA guardava muitas emoçoes. Los Angeles Lakers, um time com jogadores de muito talento e qualidade; Boston Celtic, com determinação, disciplina e equilíbrio - o que vem prevalecendo nestas finais. Em um jogo muito estranho, porém emocionante, o Lakers no primeiro quarto abriu boa vantagem de pontos, contando com Kobe Bryant muito inspirado e determinado a levar a série para o 6º jogo e para a cidade de Boston - próxima terça feira, 10 da noite, mas isto é certamente assunto para depois, já que este de há pouco foi um jogo digno de uma final de competição. No princípio do segundo quarto, com o Lakers ainda em vantagem, o treinador Phil Jackson põe os reservas em quadra. Paul Pierce e companhia começaram a jogar pra valer, o Boston realmente acordou para o jogo e jogando em alto nível, cresceu demais e enfim passou à frente no terceiro quarto. Estava muito difícil pro Lakers, pois a peça chave do time, Bryant, estava sendo muito bem marcado. A história se repetia, mas desta vez seus companheiros o ajudaram bem, em especial o espanhol Pau Gasol e o armador que saiu do banco para fazer grande partida, Farmar. Jogo bastante equilibrado até o minuto final, 98 Lakers vs 97 Boston, este com posse de bola partindo para contra-ataque: Pierce carrega e leva a bola com autoridade em direçao ao ataque a fim de virar a partida e colocar o Celtic em vantagem pela primeira vez no ultimo quarto de jogo, faltam poucos segundos para o fim... "A bola do jogo"... Não contava com a sensacional roubada de bola de Kobe Bryant, dando um leve toque na bola por trás de Paul Pierce e pegando a direção de Lamar Odom, que a devolveu para Bryant dentro do garrafão finalizar a jogada com uma estupenda enterrada, levando ao delirio Jack Nicholson e todo o ginásio Stepcor Center. Valeu Paul Pierce, o melhor jogador da partida, mas não deu. A série segue Celtic 3x2 Lakers.
LeandrOFalcaO

sábado, 14 de junho de 2008

CHEGA! BASTA! FORA!


HOJE É DIA!

Há jogos que falando sobre eles depois de os termos assistido, repetimos meio solenes: jogão, jogão! Há outros que de antemão e sem solenidade já sabemos ser jogão desde a véspera, desde a armação da tabela - este é o caso de Flamengo x São Paulo, a imperdível partida que o Maracanã nos reserva para esta tarde. Jogo daqueles em que o São Paulo gosta de aprontar pra cima do anfitrião, jogo daqueles em que o Flamengo ao encará-lo com a certeza à Churchill de que só se ganha com sangue e suor (as lágrimas deixemos pros nossos gloriosos vizinhos chorões) faz das tripas coração e história. A única certeza que se tem antes de a bola rolar é o recorde de público do campeonato. No boteco onde rolam as apostas, cravei 50 mil. Quem dá mais?

sexta-feira, 13 de junho de 2008

TORÓ E MARCINHO, DOIS BONS ENTRE MUITOS




O meio campo do Flamengo, hoje, é uma dança de cadeiras. As opções são muitas e o convite à dança fica em aberto. Dois nomes acabaram por se erguer dos demais: Toró e Marcinho, este mais próximo do ataque e do gol, aquele mais perto da defesa e do contra-ataque.








Ganhar a confiança da torcida é simultaneamente algo fácil (disposição, garra, entrega e, não menos importante, qualidade) e complicado (estar Flamengo é para muitos, ser é que é o x da questão). Toró ganhou a torcida com seus 3 pulmões, sua disposição pro jogo, sua vibração e sua capacidade tanto ofensiva quanto defensiva. Titular absoluto. Marcinho foi conquistando a galera aos poucos, bem mineiramente, e agora, com a inesperada chuva de gols, o que era flerte virou paixão.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

LEO MOURA E JUAN, OS PULMÕES

Coisa difícil no Brasil é encontrar lateral-direito de qualidade. Quem quiser encontrar,
só na Gávea. Leo Moura une habilidade, motivação e vibração. Lateral artilheiro, a ala direita é um verdadeiro desafogo quando o time precisa partir pro ataque. Já esteve em muitos clubes, mas encontrou no Flamengo sua verdadeira
casa. Alô, Dunga, querendo a gente empresta ele pra seleção...

Leo Kope



Juan é certamente um ótimo jogador e o melhor lateral em atividade no Brasil. É peça fundamental no Flamengo e decisivo em vários jogos. A ala esquerda é por onde o time mais sai jogando e Juan desempenha muito bem a função de unir com rapidez defesa e ataque, além de fazer gol. O problema com o Juan é um problema grande pro Flamengo: a abertura do mercado europeu.
LeandrOFalcaO




quarta-feira, 11 de junho de 2008

Kobe Bryant



Já previsto por mim antes de começar a terceira partida das finais da NBA.
Bryant encarou 3 gigantes do Boston Celtic e não trepidou. Kevin Garnet ,
R.Haley e Rajor Rondom. R.Haley brilhou alto pelo lado do Boston, ao meu ver o melhor jogador do elenco verde, enquanto do outro lado, no time de Bryant, só Sasha jogava à altura dos grandes jogadores da NBA, um time totalmente apagado em quadra , tudo caminhava para mais uma vitória do Boston, seria a terceira da série. Pois é, seria...
Confirmando mais uma vez ser o melhor jogador de basquete do mundo, e para mim de todos os tempos, Kobe Bryant, mesmo atrapalhado por erros de seu time (em vez de ajudá-lo, fez o contrário), brilhou. Foi como um navio de desenho animado tivesse afundando e jogassem uma enorme bigorna para ir ao fundo mais rapidamente, e Bryant não se abateu, no time do Lakers ele dita a forma de jogo, e jogou muito... assim foi no final do segundo quarto, correndo atrás do placar adverso, ele no calor do jogo decidiu não passar a bola, mesmo com o time todo posicionado em campo ofensivo esperando uma armação de ataque do astro; Bryant simplesmente fez um gesto negativo com a cabeça, comunicando ao seus companheiros que não iria passar a bola, a decisão estava feita: Bryant encarou a defensiva do Boston Celtic e finalizou a jogada com uma bela bandeja no garrafão. O espírito estava de volta e Bryant sabia que não era de passagem, vinha pra ficar. A coisa mais difícil certamente era ganhar aquela partida com muitos fatores adversos, como por exemplo o fraco desempenho do próprio time e principalmente a forte equipe do Celtic, muito equilibrada defensivamente e pegando quase o triplo dos rebotes ofensivos, e também defensivos. Cabia a Bryant crescer em quadra, junto à enorme torcida do Lakers, que vibrava a toda boa jogada e não demonstrava indícios de que iria abandonar o time, assim como me parecia alguns jogadores com status de astros, como Gasol e Larodom, davam mostrar de fazer. No ultimo quarto o Lakers voltou a ficar na frente, em uma partida que esteve à frente no marcador apenas na primeira etapa. Foi um final de partida emocionante. Bryant, como um gigante que é, encarava a defesa do Boston sozinho e desafiava Piercie, que por sua vez o provocava - o que só aumentava a diversão de Bryant em quadra. Seguem as finais da NBA. Los Angeles, quinta feira, 12 de junho de 2008.
LeandrOFalcaO

terça-feira, 10 de junho de 2008

DIEGO TARDELLI, A CLASSE


Tardelli é o jogador que possui mais qualidades de todo o bom elenco do Flamengo. Toque fácil, chute preciso, movimentação constante, estilo. Foi fundamental no esquema do Joel Santana, entrando no decorrer do jogo; com o Caio Jr. será também fundamental, mas jogando desde o início. Está ainda longe de ser um dos melhores atacantes do mundo (porque penso no Ronaldinho Gaúcho, no Messi, no Cristiano Ronaldo), mas se continuar a levar a sério a carreira a evolução do seu futebol vai ser natural e gradual, aí ninguém segura o Tardelli.
LeandrOFalcaO

FÁBIO LUCIANO, O LÍDER


Liderança a gente só conquista na ação. Ninguém é líder antecipadamente. O grande xerife do Flamengo alia todas as características que na minha opinião produzem um grande líder: sentido de colocação, impulsão, decisão, vibração, seriedade e a mais importante de todas - a beleza! O Fábio Luciano é o jogador mais bonito do Brasil!
Rafaela Cardoso Raposo

BRUNO, A MURALHA


Teve um tempo em que todo jogador que se destacava se tornava referência e a frase era imediata: é seleção! Hoje qualquer um chega com facilidade à seleção. Até eu se caprichar um pouco acabo chegando lá. Vai ver é por isso que o Bruno ainda não chegou. Bruno não é qualquer um. A competência técnica e a garra do Bruno fazem dele o maior goleiro do Brasil e um dos melhores do mundo. O Flamengo sempre teve bons goleiros: meu avô falava do paraguaio Garcia na década de 50 e de Marcial na de 60, meu pai fala de Raul na década de 70 e do argentino Fillol na de 80, no fim da década de 90 eu vi o grande Júlio César e agora neste início de novo século vejo outro goleiraço, o Bruno, e grito alto para que só os surdos (e alguns cegos com apelido de anão de Branca de Neve) não me ouçam: Bruno é seleção!
Leo Kope

segunda-feira, 9 de junho de 2008

VAMOS, FLAMENGO!

Transcorrido apenas um-quarto do 1º turno do campeonato e o grupo parece capaz e, sobretudo, disposto. Alguns que se mostravam insatisfeitos com a reserva, ganharam motivação; os que não tiveram ameaça de reserva da mesma forma se motivaram e o 1º lugar na tabela demosntra que a alegria do jogo voltou. 5 jogos, 4 vitórias, 13 pontos ganhos, 11 gols a favor e 2 contra, artilheiro com 5 gols.
Tudo pronto para ultrapassarmos a marca de 50 mil torcedores no próximo jogo. Se começou morno, esta é a hora: vamos incendiar este campeonato!

domingo, 8 de junho de 2008

5 X 0 COM O FREIO DE MÃO PUXADO

Marcinho foi a estrela de um tempo, no outro houve um 2-4-4 muito louco: o grande capitão e o Angelim atrás, na meiuca Léo Moura, Ibson, Kléberson e Juan, na frente Maxi, Obina, Marcinho e Souza. Ou o Caio Jr. quer fazer história, ou a água mineral gasosa não me fez bem. Duas constatações: o Flamengo é sério candidato ao título, o Figueirense é sério candidato ao rebaixamento. Ontem, 25 mil rubronegros assistindo ao passeio, contra o São Paulo dobra. O problema vai ser esperar uma semana.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

CAMPEÕES BRASILEIROS DE 2008

Marcelinho, Duda, Hélio, Wagner, Coloneze, Fred, Fernando, Amiel, Maicon, Alírio, comandados por Paulo Chupeta, fizeram história: 31 jogos, 28 vitórias, 3 derrotas, sem sequer uma única derrota nos play-offs - 3 a 0 sobre o Vila Velha, nas quartas; 3 a 0 sobre o Joinville nas semi-finais e este magnífico 3 a 0 sobre o Brasília (93 x 66 e 91 x 76, em casa; 101 x 96, fora de casa). Marcelinho foi o óbvio destaque da competição, alcançando média de 33 pontos por jogo, mas o time todo exibiu garra, competência e tranquilidade quando assim o jogo pedia.

terça-feira, 3 de junho de 2008

É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!

Marcelinho é o nome da fera



O Flamengo derrotou o Brasília por 101 a 96 e conquistou pela primeira vez o título nacional masculino de basquete, depois de sagrar-se tri-campeão carioca. Marcelinho fez 40 pontos e uma partida de antologia: 100% de aproveitamento nos 21 lances livres.




NOSSA MUSA-FLA













Suellen Rubin

UMA VEZ, SEMPRE CAMPEÃO: HOJE TEM!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

OUTRA VEZ COM UM A MENOS, OUTRA VEZ MAXI FOI DECISIVO NUM FLA-FLU

Leo Moura bateu o pênalti e botou sentido num Flaflu estranho, que parecia ser jogado num campo da Europa Oriental.
Diego Tardelli foi expulso com a ingenuidade de um bambi.
Jônatas, um dos poucos a tratar a bola como ela merece, foi substituído por Renato Augusto, que no entanto não entrou em campo.
Fábio Luciano, mais uma vez, fez das tripas coração e quase um belo gol.
Maxi foi decisivo, novamente: no campeonato do ano passado, o Flamengo também com jogador a menos (em verdade dois), o argentino fez um golaço; ontem, entrou e jogou o que dele se esperava - arrancou no contra-ataque, enfiou brilhantemente em diagonal pro Obina, que disse "faz, Juan"; o goleiro do Flu não deixou, preferia o outro lateral.

A UMA PARTIDA DO TÍTULO

A vitória foi inquestionável, 91 x 76. Agora a decisão pode ser na próxima 3ª feira, às 20h, em Brasília. Basta outra vitória a Marcelinho, Duda & cia para o rubronegro
conquistar o título de Campeão Brasileiro de basquete, ainda inétido na Gávea.
Dá-lhe! Dá-lhe! Dá-lhe, Mengo!